Polícia Militar lança projeto “Janela para o passado – entendendo a história para chegar ao futuro”

O projeto vislumbra que os militares estaduais desenvolvam a autocrítica
  

A Polícia Militar, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), iniciou o projeto “Janela para o passado – entendendo a história para chegar ao futuro”, que objetiva buscar aproximação aos militares estaduais (ativa e inativa) e sociedade civil, com resgate da história do passado e do presente, preservação da memória cultural da Instituição, fazendo com que estes se sintam confortáveis com o espaço da Diretoria e aprendam mais da história única da gloriosa Polícia Militar.
O projeto vislumbra que os militares estaduais desenvolvam a autocrítica, com vistas ao seu comportamento individual, principalmente quanto aos valores militares e possam sentir-se revigorados em fazer parte da instituição, com grande missão constitucional. E com isso, criar um mecanismo motivador de conduta e, também de criar sentimento de agradecimentos àqueles que vieram antes deles.
Já aos policiais da inativa, a ideia é fazer com que eles se sintam produtivos e possam mostrar toda a sua experiência adquirida, exatamente na resolução dos conflitos na sua época, traduzidos em imagens, vídeos, entrevistas e artigos.
As metodologia aplicativa do projeto predispõe a produção de vídeos institucionais; exposição na recepção da DGP de acervo histórico (fotos, imagens, fardamentos, apetrechos, equipamentos, carros e materiais bélicos) aos visitantes militares e civis pertencentes ao “Museu Cel. PM RR Ubaldo Monteiro da Silva”; publicação de artigos sobre relato do que de mais relevante foi publicado em Boletim do Comando Geral há 100 anos, como também de fatos colhidos em depoimentos de policiais da ativa e inativa que nos visitam diariamente; criação de biblioteca virtual, para facilidade de acesso aos arquivos para posteriores pesquisas, feitos por pessoas previamente autorizadas; e por fim fomentar os trabalhos e pesquisas científicas.
A duração do projeto será de um ano, a partir deste mês, estando a Diretoria aberta às visitações diariamente das 08 às 18 horas.
Alessandro Gonçalves Guimarães Ferreira/DGP