PM-MT E A CAPITAL DE MATO GROSSO: Polícia Militar tem relação histórica com a fundação de Cuiabá

http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/130408075821_1.jpg 
http://www.pm.mt.gov.br/painel/ami/noticia/130408075821_2.jpg


Cuiabá completa hoje (08), 294 anos de fundação. Historicamente, a Polícia Militar de Mato Grosso tem grande relação com a capital do Estado, conhecida como ‘Cidade Verde’.  Em 08 de abril de 1719, em São Gonçalo Velho, um acampamento de bandeirantes, foi fundado o Arraial de Cuiabá, ocasião esta em que Pascoal Moreira Cabral, líder das bandeiras no local, foi eleito Guarda-Mor das minas descobertas. Desde então, o símbolo da segurança pública, a presença de um forte armado faz-se presente na história.

Conforme a historiadora e pesquisadora, sargento PM Claudia Delgado, “já no início das conquistas das bandeiras em Mato Grosso, surge, então, a necessidade de um corpo organizado para controle da ordem e execução dos serviços da coroa”. De acordo com a pesquisadora, em 1753, com a efetivação da capitania de Mato-Grosso, desmembrada de São Paulo (1748), Dom Antonio Rolim de Moura, 1º governador, cria e organiza a segurança pública na capital Vila Bela, com o nome de Companhia de Ordenanças, na época com 80 homens.

Segundo a historiadora, vários momentos da atuação da Polícia Militar ajudam a desenhar o quadro histórico de Mato Grosso. “Inclusive durante o Império e período Republicano, momentos em que exigiram um controle efetivo das várias situações conturbadas, atuando assim na manutenção da ordem”.

Ao longo de todas as transformações sociais, econômicas e culturais ocorridas na capital de Mato Grosso, o ‘braço forte’ da Coroa e, posteriormente, do Governo foi ganhando formas e adquirindo diversas nomenclaturas. No período colonial, relata Claudia, a Polícia Militar foi chamada de Companhia de Ordenanças, Força Pública e Capitanias do Mato.

Durante o período imperial foram as seguintes denominações: Corpo de Guardas Municipais, Homens do Mato, Corpo Municipal Permanente, Guarda Provisória de Segurança, Companhia de Pedestres, Secção de Companhia de Força Policial, Voluntário da Pátria e Companhia Colonial. Já no período republicano, foram as seguintes nomenclaturas: Força Pública, Corpo de Polícia, Força Policial até a atual Polícia Militar. No ano passado, um estudo histórico militar apontou uma mudança na data oficial de criação da Polícia Militar de Mato Grosso, que seria em 06 de novembro de 1720, diferente da que se comemora, em 05 de setembro de 1835.

A partir de então, a Polícia Militar de Mato Grosso passa a celebrar a data de criação da instituição em 06 de novembro. A alteração da data, de 05 de setembro de 1835 para 06 de novembro de 1720, ocorreu por meio da aprovação da Lei nº 749, de autoria do deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB), no mesmo ano de 2012.

A mudança foi resultado de um estudo histórico militar, realizado pelo tenente-coronel Wilame Alves de Almeida, sob orientação do coronel Pedro Sidney Figueiredo de Souza e do professor Orivaldo Peres Bergas. Durante aproximadamente dois anos de estudo, o tenente-coronel Wilame conseguiu, por meio de pesquisa exploratória e diversas abordagens históricas, apurar que a instituição passou por 18 nomenclaturas, ao todo, sendo 24 modificações.

Atualmente, a Polícia Militar é composta por aproximadamente 7 mil policiais e tem unidades de proteção social em todos os 141 municípios de Mato Grosso.

ASSESSORIA PMMT

Comentários