SP: PM publica orientações sobre como policial deve se portar em rede social

Cuidados são com segurança, divulgação de dados e opiniões, diz coronel.
Ameaça a PM, incitação à greve e imagens indevidas motivaram cartilha.


comandante pm regras (Foto: reprodução)


A Polícia Militar de São Paulo criou uma espécie de manual com orientações aos policiais sobre como se portar em redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube, Orkut, Flicker e blogs. 

Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Álvaro Batista Camilo, as recomendações buscam garantir a segurança do policial e da sua família, preservar a imagem da PM e também prevenir incidentes que possam gerar investigações contra a conduta do policial e até mesmo sanções penais e administrativas, como em casos de incitação à greve.

“Não são normas obrigatórias, são orientações que decidi divulgar porque houve casos recentes que nos preocuparam, como o de um cabo que foi ameaçado por criminosos, que pegaram no Facebook o endereço da escola da sua filha e começaram a enviar mensagens”, contou Camilo ao G1.

Entre as recomendações estão o cuidado com declarações que possam atingir ou prejudicar pessoas ou instituições, o uso indevido de imagens ou vídeos sobre ocorrências, a não divulgação de dados particulares, como endereços, nomes de filhos e horários de viagens ou deslocamentos, além de não aceitar amizade de desconhecidos. Todos os PMs receberam no email as recomendações, que também foram colocadas na intranet e nas redes sociais da corporação e no perfil de Camilo no Facebook.

O policial pode achar que está conversando com amigos, mas acaba expondo dados que podem lhe prejudicar pessoalmente ou a própria instituição. Algumas vezes há divulgação de imagens mórbidas, que nada acrescentam e expõem coisas que não precisam”, acrescenta o comandante, que lembra que os criminosos podem fazer uso das informações para planejar crimes ou atentados.

“Em um caso mais extremo, avisamos os policiais envolvidos sobre uma suposta incitação a greve ao compartilhar informações no Facebook. O PM, quando coloca uma foto fardado, está representando a instituição. Ele se identifica como PM e ao fazer declarações agressivas a outros, está assumindo uma responsabilidade”, afirma Camilo.

Na PM paulista há o uso institucional das redes sociais. Camilo incentivou batalhões, companhias e unidades a criar perfis para divulgação de informações sobre a corporação. “Nestes casos, os comandantes respondem pelo que é postado”, explica.

Veja as recomendações enviadas aos PMs pelo comandante:

"Cuidado no uso das redes sociais

A modernização tecnológica faz com que as informações e notícias circulem de maneira quase que instantânea aos acontecimentos, através da internet e redes sociais. Hoje todos têm um celular com recursos de fotografar, filmar e gravar.

Muito cuidado com o material que disponibiliza ou compartilha nas redes sociais, principalmente se o seu perfil é profissional ou se você se identifica como Policial Militar. Ao disponibilizar imagens fardado ou com peças e locais que identifiquem a Instituição, lembre-se que não está apenas representando você, mas também sua família e uma Instituição inteira!
Use sempre o bom senso e mantenha a postura que tem no dia a dia também nas redes sociais e não se esqueça de orientar seus filhos.

Seguem algumas orientações:
- cuidado com o que você coloca nas redes sociais;
- não poste algo que possa ser usado contra você. Pense muito bem antes;
- cuidado para não expor você, sua família e a sua Polícia Militar;
- cuidado para não fazer declarações que podem prejudicar as pessoas;
- tudo que você faz na rede fica registrado e pode ser usado judicialmente;
- lembre-se que as postagens podem ser repassadas a qualquer um;
- existem programas que vasculham redes sociais;
- marginais rastreiam redes sociais, muitas vezes se fingindo de amigos;
- não coloque fotos ou informações que identifique onde você mora;
- não coloque fotos ou informações que identifique escola dos seus filhos;
- não coloque informações sobre onde você está: locais, viagens, faça isso depois;
- não diga que saiu de casa para algum compromisso;
- não aceite amizades de pessoas que você não conhece;
- não coloque endereço e número de telefone nas redes sociais;
- não poste fotos que mostram suas coisas de valor, marginais estão de olho nisso.
Independente de filmagens ou qualquer outro tipo de registro da ação policial na internet ou não, paute sempre suas ações dentro dos princípios que regem nossa Instituição. Suas ações devem sempre ser revestidas de profissionalismo, legalidade e respeito à vida, à integridade e à dignidade das pessoas, pois além de você e sua família, você sempre representa a imagem da Polícia Militar.
Faça sua parte, obrigado pelo seu bom trabalho e continue fazendo acontecer.
Continue acreditando que sempre é possível fazer mais e melhor
Forte abraço e que Deus lhe proteja.
Conte sempre com o Comando"

Fonte: G1/SP

Comentários