SP: Mil policiais vão fazer segurança no Anhembi em dias de desfile em SP


Esquema terá três perímetros diferentes na região do Sambódromo.
Policiais contarão com rádios, tablets, câmeras e helicóptero.

Trabalhadores pintam pista do Sambódromo do Anhembi (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Cerca de mil policiais militares vão participar do esquema de segurança do Sambódromo Anhembi e seus arredores, na Zona Norte de São Paulo, durante cada dia de desfile das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval paulistano. De acordo com o tenente-coronel Oswaldo Garcia, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar e coordenador da segurança do evento, a operação vai contar com patrulhas a pé e motorizadas, com a Força Tática e com Bases Comunitárias Móveis.

Segundo Garcia, o efetivo de policiais será setorizado durante os desfiles. A operação é dividida em três perímetros, que vão contar com diferentes esquemas de segurança. Os policiais trabalharão das 16h desta sexta-feira (17) até o final do último desfile, sendo que a previsão é que a operação seja finalizada por volta das 8h. O efetivo será dividido em dois turnos, um trabalhando até 0h e outro assumindo até a manhã.

O esquema de segurança no dia 24, durante o desfile das campeãs, será semelhante ao dos dias 17 e 18. No total, cerca de 4 mil policiais deverão participar do esquema de segurança durante esses três dias de desfile do Grupo Especial, do desfile do Grupo de Acesso e do dia da apuração.

mapa (Foto: g1)


Parte interna

No perímetro interno, dentro do Anhembi, ficarão cerca de 300 policiais por turno. Segundo Oswaldo Garcia, a polícia vai ter três preocupações dentro do Sambódromo: acompanhar as escolas de samba desde o desembarque por portões diferenciados até a dispersão do desfile, para garantir que as pessoas se mantenham nos locais indicados; monitorar as arquibancadas para que não haja brigas nem atitudes indesejadas, como soltar rojões; e fazer a segurança dos camarotes das autoridades.

Nas arquibancadas se concentra outra preocupação essencial da PM durante os desfiles: as torcidas organizadas. Para evitar brigas, a polícia já pediu em reuniões posteriores que os desfiles da Mancha Verde, da Gaviões da Fiel e da Dragões da Real fossem dispostos em horários distantes. Os policiais ocuparão o anel superior das arquibancadas para monitorar as torcidas e evitar brigas.

Entorno

O segundo perímetro é o do entorno do Anhembi, passando pela Marginal Tietê, pela Rua Professor Milton Rodrigues e pela Avenida Olavo Fontoura. “Nesta área com contato visual do Anhembi haverá um esquema especial para que cada pessoa se dirija ao seu setor, já definido no ingresso. Haverá um policiamento fixo para dar apoio aos foliões e garantir que a decisão do ingresso seja cumprida”, diz Oswaldo Garcia.

O perímetro contará com patrulhas a pé e motorizadas, bem como bases móveis. Os policiais devem ficar atentos ao fluxo de pessoas nos portões, bem como à presença de cambistas e de ambulâncias não autorizadas. A revista das pessoas será feita pelos seguranças do Anhembi, mas será acompanhada pela PM.

Região do Anhembi

O primeiro perímetro, o mais amplo, é o da região do Anhembi. Ele abrange a Marginal Tietê, da Ponte da Casa Verde até a Avenida Cruzeiro do Sul, subindo por esta via até a Estação Santana de Metrô, descendo a Avenida Santos Dumont, passando pela Praça Campo de Bagatelle até a Avenida Olavo Fontoura, subindo pela Rua Brazelina Alves de Carvalho e dando a volta até fechar o perímetro na Ponte da Casa Verde.

As patrulhas motorizadas vão ajudar os foliões nas estações de Metrô, nas áreas de estacionamento e também vão vistoriar para que não haja depredações, nem brigas e conflitos no trânsito. “O folião vai ter assistência desde o desembarque do Metrô, passando pela Praça Campo de Bagatelle e pela Avenida Olavo Fontoura”, afirma Garcia.

Tecnologia

De acordo com o tenente-coronel, a inovação no sistema de segurança do carnaval  de 2012 está concentrada na área tecnológica. “Neste ano a gente está trabalhando com mais tecnologia no trabalho de prevenção. Vamos ter mais de 30 câmeras de segurança à disposição, ligadas à Central de Monitoramento da SPTuris e ao posto de comando da PM. Qualquer suspeita localizada, um policial no local é acionado via rádio”, comenta. As câmeras vão ficar na parte interna e no entorno do Anhembi, nos portões.

Outra novidade tecnológica será o uso de uma rede ponto a ponto dentro do Anhembi, feita via rádio. “É uma rede exclusiva de comunicação digital para essa operação. Serão mais de 60 rádios”, diz o tenente. Uma forma de comunicação e de checar informações com o banco de dados da PM será feita com o uso de tablets. Os cerca de 60 carros que participarão das patrulhas no desfile contam com um equipamento.

O Sistema Olho de Águia, que consiste na captação de imagens pelas patrulhas a pé, motorizadas ou pelo helicóptero Águia, também é apontado pelo tenente como um importante fator tecnológico na operação. Os policiais vão ter um kit com câmera, que capta e transmite imagem e áudio para uma central. O uso é específico e usado apenas quando convocado.

Fonte: G1

Comentários