MT: Segurança reforça policiamento ostensivo e de trânsito neste Carnaval




A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) montou um planejamento operacional especial para garantir a tranquilidade da população mato-grossense nos cinco dias de Carnaval. Ao todo a Polícia Militar vai empenhar 4.126 homens e 365 veículos em todos os locais de festas em 130 municípios do Estado. O planejamento operacional foi divulgado nesta quinta-feira (16.02) em coletiva à imprensa pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). 

Apenas o Comando Regional 1 da Polícia Militar vai disponibilizar 470 militares por dia durante os cinco dias de folia nos municípios de Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e nos distritos da Guia e Aguaçu. 

A Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) dará apoio nas ações com 60 policiais militares por dia. O Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar atuará na MT-010 (Rodovia da Vida - Cuiabá/Nossa Senhora da Guia); MT-040 (Cuiabá/Santo Antônio do Leverger/Barão de Melgaço); MT-060 (Cuiabá/Nossa Senhora do Livramento) e na MT-251 (Cuiabá/Chapada dos Guimarães). 

Nesses locais estarão atuando 70 militares por dia realizando barreiras fixas, móveis, patrulhamento e comboios. Todos os veículos serão abordados com revista no interior e busca pessoal nos ocupantes, com fiscalização, retenção e apreensão de veículos com irregularidades. Os policiais irão utilizar bafômetros em todas as barreiras.  

O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias, reforçou que a fiscalização será intensa em todos os pontos das estradas de acesso aos municípios com maior fluxo de foliões como Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger. “Orientamos as pessoas que vão deixar suas casas nesse período para que reforcem a parceria com seus vizinhos”, destacou Farias.  

O Corpo de Bombeiros irá empregar 562 militares em todo o Estado, sendo 132 na Baixada Cuiabana. Os militares vão atuar nos serviços de prevenção contra incêndio, pânico e acidentes nos locais de concentração de público, realizando as intervenções imediatas e necessárias. Vão realizar também a prevenção contra acidentes e intervenção imediata nas principais rodovias de acesso às cidades com grande fluxo de foliões, identificando condições e atos inseguros com objetivo de prevenir acidentes. 

Os bombeiros vão atuar também no primeiro atendimento em vítimas de mal súbito, quedas, acidentes, além de orientação e controle de situações de pânico generalizado. 

A Polícia Judiciária Civil empregará 375 investigadores, delegados e escrivães nas oito cidades da região Metropolitana e 69 viaturas. O plantão será permanente em todas as delegacias da Polícia Judiciária Civil. Haverá policiamento especializado com equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE), Gerência de Inteligência Policial (GIP); além de equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).  

No interior do Estado cada Regional vai mobilizar o efetivo em regime de plantão, com reforço no trabalho cartorário para atender a demanda da Polícia Militar.  

BLITZ 
Como parte da ação de Carnaval da segurança, a Coordenadoria de Polícia Comunitária realiza na sexta-feira (17.02) a blitz educativa Paz e Alegria, com objetivo de alertar a população quanto ao comportamento no período de Carnaval em relação ao uso de álcool e orientações de trânsito, para evitar violência e acidentes.

A blitz acontecerá às 16h30 na avenida das Torres e na Estrada do Moinho, em Cuiabá. A ação acontecerá simultaneamente em todas as Bases Comunitárias de Cuiabá e Várzea Grande das 16h30 às 18h30 do dia 17. Posteriormente, as Bases Comunitárias darão continuidade a blitz até o dia 21 de fevereiro.

Fonte: LIDIANA CUIABANO - Assessoria/Sesp-MT

Comentários