MT: Centro de Comando e Controle funcionará de forma experimental neste carnaval



As atividades da Segurança Pública contarão com um reforço especial para este carnaval no Vale do Rio Cuiabá (ex-Baixada Cuiabana). Como etapa do processo de capacitação e implementação técnica do sistema de segurança pública para a realização da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) implanta, a partir desta sexta-feira (17.02), de maneira experimental, o Centro de Comando de Controle (CCC), em Cuiabá.

O objetivo é dinamizar e agilizar o atendimento feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) nas ocorrências de maior gravidade e comoção social como sequestro, homicídio, assalto a caixas eletrônicos, dentre outras. O foco principal do CCC é a atuação em grandes eventos e situações, e por isso a Sesp implanta o CCC, de forma experimental, já neste carnaval.

Todos os locais de festa na Grande Cuiabá serão monitorados por meio do CCC. “O carnaval será uma grande oportunidade para avaliarmos o novo sistema e, consequentemente, melhorarmos e ampliarmos o serviço até a realização da Copa do Mundo em 2014”, destacou o secretário adjunto de Inteligência da Sesp, delegado Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, além do atendimento das ocorrências criminosas, o CCC tem capacidade de proporcionar melhor administração em momentos de crise como uma enchente e uma briga entre torcidas, por exemplo. “O CCC possibilita uma transversalidade de informações entre todas as instituições de segurança, o que contribui para um atendimento mais rápido e eficaz em momentos de crise”, explicou Diógenes.

Conforme o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Gérson Vinícius Pereira, o ‘tempo resposta’, que é o período entre a solicitação de emergência feita por meio dos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil), e o despacho da ocorrência para uma viatura policial ou do Corpo de Bombeiros, é de aproximadamente quatro minutos. “A ideia é reduzirmos ainda mais esse tempo resposta de atendimento”, pontuou o coordenador do Ciosp.

O gerente do projeto de implantação, Hamilton dos Santos Junior, explica que o CCC está composto inicialmente por três unidades de monitoramento com tecnologia 2D e 3D. “O operador recebe a solicitação, sendo capaz de acompanhar, em momento real, a situação a qual o cidadão solicitou atendimento emergencial”, disse.

Conforme Hamilton, na Grande Cuiabá já existe 72 áreas mapeadas, as quais os operadores são capazes de acompanhar, por meio de câmeras instaladas em postes localizados nas ruas e avenidas, prédios públicos e privados, e em pontos estratégicos onde há grande fluxo de veículos e concentração de pessoas.

FUNCIONAMENTO 

Na quinta-feira (16.02) a equipe de instalação e funcionamento do CCC realizou uma apresentação prévia de como será empregado o Centro em um eventual momento de crise. Participaram da explicação o secretário da Sesp, Diógenes Curado; o delegado da Polícia Judiciária Civil, Cley Celestino Batista; o coordenador de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar, tenente-coronel PM José Antônio Gomes Chaves; o diretor geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Okada, e comandante Regional 1 do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Dércio Santos da Silva.

Fonte: DANA CAMPOS E LIDIANA CUIABANO - Assessoria/Sesp-MT

Comentários