MT: Carnaval 2012 é considerado normal pela Segurança Pública


Os cinco dias de folia no Estado foram considerados normais pela Segurança Pública, sem aumento significativo de ocorrências registradas. Nesta quinta-feira (23.02), as instituições de Segurança divulgaram, em coletiva à imprensa, o balanço da Operação Carnaval 2012.

A Polícia Militar registrou 11 homicídios em todo Estado. Foram conduzidas 454 pessoas em flagrante, 34.084 pessoas foram abordadas, 18.323 veículos foram vistoriados, 2.612 notificações de trânsito foram registradas, além da apreensão de 455 veículos, 42 armas de fogo e 109 apreensões de entorpecente.

O Corpo de Bombeiros Militar registrou nos cinco dias de carnaval 420 ocorrências em todo Estado, sendo 91 nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nobres, Nossa Senhora do Livramento e Rosário Oeste.

Foram registrados também pelo Corpo de Bombeiros 43 acidentes motociclísticos nos municípios de Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

A Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) também atuou neste carnaval. Com objetivo de garantir ambientes seguros para os foliões foram realizadas vistorias em diversos pontos de folia como Acorizal, Barão de Melgaço, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Praça da Mandioca, Carnaval ecológico, Praça Cultura do CPA II, bairro Planalto, evento Vinde e Vede, encontro de fiéis da igreja católica; Feijofolia, e nos bairros do Parque Cuiabá, Porto, Osmar Cabral, Pedra 90, Tijucal, Distrito da Guia, Ribeirão do Lipa, Recanto dos Pássaros, Bonsucesso e Ginásio de Esportes Verdinho (no evento da Igreja Assembleia de Deus).

Foram realizadas 35 vistorias durante o período. De acordo com o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Júlio Cezar Rodrigues, os principais problemas encontrados foram a falta de PSCIP aprovado do Corpo de Bombeiros, ausência de preventivos de segurança contra incêndio e pânico e ART de profissional responsável por estruturas montadas no local.

O caso mais grave aconteceu em Santo Antônio do Leverger que, por descumprimento da notificação emitida no dia 18 de fevereiro, foram interditados, no dia 19, as estruturas montadas para os blocos de carnaval. “Tal situação provocou a necessidade de mobilização das polícias Militar e Judiciária Civil, visando o cumprimento da legislação de Segurança”, disse o diretor.

A Polícia Judiciária Civil registrou na Região Metropolitana 72 prisões, sendo 65 em flagrante. Foram realizadas 435 oitivas e 79 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e 379 boletins de ocorrências registrados, além de sete homicídios, 117 furtos, 69 roubos, 14 tentativas de homicídio, 66 lesões corporal e 27 acidentes de trânsito.

Todo um aparato da Segurança Pública do Estado foi montado para garantir a tranquilidade da população nos cinco dias de carnaval. Ao todo, a Polícia Militar empenhou 4.113 homens e 365 veículos em todos os municípios do Estado.

Apenas na Baixada Cuiabana estiveram nas ruas 470 militares por dia durante os cinco dias de festa nos municípios de Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e nos distritos da Guia e Aguaçu. A Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) também deu apoio nas ações com 60 policiais militares por dia.

O Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar atuou na MT-010 (Rodovia da Vida - Cuiabá/Nossa Senhora da Guia); MT-040 (Cuiabá/Santo Antônio do Leverger/Barão de Melgaço); MT-060 (Cuiabá/Nossa Senhora do Livramento) e na MT-251 (Cuiabá/Chapada dos Guimarães). Nos locais 70 militares por dia realizaram barreiras fixas, móveis, patrulhamento e comboios.

O Corpo de Bombeiros empregou 562 militares em todo o Estado, sendo 132 na Baixada Cuiabana. Os militares atuaram nos serviços de prevenção contra incêndio, pânico e acidentes nos locais de concentração de público, realizando as intervenções imediatas e necessárias.

Fonte: LIDIANA CUIABANO - Assessoria/Sesp-MT

Comentários