EXECUÇÃO PENAL: União disponibiliza R$ 4 milhões para ressocialização de presos. ALGUM ESTADO SE HABILITA?



O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça vai repassar R$ 4 milhões aos estados e ao Distrito Federal para financiar projetos de trabalho e geração de renda com a finalidade de ressocializar presos. Além dos recursos, haverá apoio técnico. As unidades da federação deverão apresentar diagnósticos até 2 de março.

Cada estado poderá apresentar informações de até cinco estabelecimentos penais, incluindo, ao menos, uma unidade feminina. Para cada unidade prisional, o governo estadual deve informar sobre espaço disponível (dimensões, condições de iluminação, ventilação etc), além dos dados referentes à população carcerária (quantos presos estudam ou participam de atividades laborais e outros dados relacionados).  

As Unidades Federativas beneficiadas poderão contratar entidades públicas ou privadas para realizar as capacitações. A previsão é que o recurso seja repassado no segundo semestre de 2012. Os critérios para a apresentação dos diagnósticos e documentos relacionados estão disponíveis no endereço www.mj.gov.br/depen.

Comentários